Aula 28.06

    Esses dois videos foram umas das ferramentas utilizadas na aula de hoje , compartilhei o link para que vocês possam acompanhar  o debate realizado Visão de angolanos sobre ser imigrante no Brasil1 negro em 100.
    O texto de Zygmunt Bauman - Aprendendo a pensar nos trouxe a reflexão sobre a visão dos outros e de nós mesmo, a distância social que cresce á medida que as interações se reduzem em volume e intensidade. Além das influências do passado e dos possíveis futuros, a nossa autoidentidade que fica atrelada ás identidades sociais que exibimos para os outros e aqueles que encontramos em nossa existência cotidiana.
    Análise do "Nós" dentro do "outro",  "É como se precisássemos do medo do mundo selvagem para nos sentir seguros". Uma relação da família ideal, os laços em comum. A retórica de quem quer evocar na audiência um sentimento de lealdade mútua geralmente nos oferece metáforas de "fraternidade " "irmandade" uma ajuda mútua e proteção, pessoas com quem nos identificamos parae evocar esses sentimentos.
   Surgindo um preconceito com o extragrupo, assim com a recusa em admitir quaisquer virtude nos inimigos - pratica de hostilidade.

  IREI FINALIZAR COM UMA POESIA

Durante a nossa vida:
Conhecemos pessoas que vêm e que ficam,
Outras que vêm e passam.
Existem aquelas que,
Vêm, ficam e depois de algum tempo se vão.
Mas existem aquelas que vêm e se vão com uma enorme vontade de ficar...
Charles Chaplin
 

Comentários

  1. Gostei da postagem, acho que essa poesia se encaixa perfeitamente no que trabalhamos em sala...

    ResponderExcluir
  2. Boa reflexão e lindo poema. Estar aberto ao novo ou estranho no causa ansiedades e medos. Já ao grupo que pertencemos nos traz a sensação de segurança. E isso causa muitas vezes consequências negativas na sociedade, como a negação do estrangeiro.

    ResponderExcluir
  3. Colocação bem feita amigo, o autor nos provoca a refletir sobre a distância social e as identidades sociais que exibimos aos outros. O texto retrata a nossa contemporaneidade, pois as nossas identidades em certo momento nos distância socialmente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aula 14.06

"Um mundo de muros"